Fondue: Aprenda Tudo Sobre (O Guia Completo) | Blog Menu Trip
Jantar Em Casa

Fondue: Aprenda Tudo Sobre (O Guia Completo)

fondue preparar barato

Quem não gosta de Fondue? Essa é uma pergunta simples de responder, porque é muito difícil conseguir encontrar alguém que não goste dessa receita. Seja por sua variedade de tipos (de carnes, queijos ou doces) ou pelo seu casamento perfeito com o inverno, o fondue costuma ser uma unanimidade positiva no paladar das pessoas.

Mesmo sendo um prato muito bem cotado, não costuma aparecer frequentemente na mesa dos brasileiros por ser considerado uma receita cara ou até por não ser encontrado tão facilmente em restaurantes.

Sendo assim, esse texto trará tudo o que você precisa saber sobre fondue, sejam receitas e dicas para você economizar na hora de preparar o seu em casa, quanto indicação dos melhores restaurantes para quando você não estiver tão a fim de cozinhar. Confira!

Fondue: um clássico de dar água na boca

fondue de queijo

(Foto por Varaine / CC BY-SA)

Essa é uma comida típica suíça, criada por volta do século XVII. Originalmente consistia em uma mistura de queijos (Gruyère e Emmental) derretidos com vinho e servidos acompanhados de pão, batatas ou legumes cozidos em geral. Esses acompanhamentos eram levados ao queijo fundido através de longos garfos e mergulhados para então ficarem todo cobertos com o queijo. O método para comer continua o mesmo, já a receita ganhou alguma variações, sendo possível encontrar fondue de carnes e doces.

Uma particularidade dessa receita é que ele deve ser servido em uma panela especial que tenha um fogareiro embaixo, para que assim ele se mantenha sempre na textura fundida. Caso contrário, o produto vai se endurecendo novamente.

Esse prato tão especial ficou por muitos anos restrito à região da Suíça e arredores. Foi só nos anos 50 que ganhou fama internacional, quando o chef Conrad Egli, do restaurante “Chalet Suísse” em Nova Iorque, passou a servir o prato. Além disso, também criou o fondue de chocolate para servir como sobremesa. A partir daí, então, a receita se espalhou pelo mundo.

5 dicas para organizar uma noite de fondue (sem gastar muito)

fondue preparar barato

(Foto por Vasile Cotovanu / CC BY)

Com o passar do tempo, principalmente no Brasil, o fondue acabou ficando relacionado ao inverno e também ganhando uma conotação romântica, sendo uma ótima pedida para aquele jantar em casal, depois de um filme, por exemplo. Assim, quando o frio chega, esse prato também acaba figurando nos cardápios dos principais restaurantes, o que é ótimo. O problema é que normalmente os preços são elevados.

Sendo assim, porque não preparar você mesmo a sua noite de fondue? Confira agora algumas dicas para organizar sua noite sem gastar muito.

1. Mantenha o número de convidados reduzido

Esse é um prato que por si só já pede uma atmosfera mais intimista. Você e o seu par ou alguns amigos mais íntimos. Ele não é uma receita que rende muito e dependendo dos acompanhamentos que você escolher pode sair caro.

Então, convide poucas pessoas para essa sua noite especial. Até porque a maioria das panelas de fondue costumam servir de 4 a 6 pessoas no máximo. Mais do que isso, ou virará uma confusão, ou você precisará de uma outra panela.

2. Use ingredientes de qualidade

A tentativa de economizar na hora de produzir esse prato não pode significar um sacrifício na qualidade dos seus ingredientes. Pode parecer um pouco contraditório mas, mesmo que seja um pouquinho mais caro, é melhor comprar ingredientes de maior qualidade do que aqueles menos confiáveis.

Isso porque ao sacrificar na qualidade você também sacrificará o sabor. O que pode levar os seus convidados a comerem menos, ao desperdício e a sua noite ao fracasso.

3. Não aqueça demais

Muitas vezes cozinheiros de primeira viagem acabam exagerando na temperatura necessária para manter o chocolate, queijo ou óleo quente e fundido e acabam queimando a matéria-prima principal da receita. Isso não é bom, porque levará ao desperdício de material.

Para que isso não aconteça, mantenha o fogo baixo, bem baixo. A ideia é só manter a temperatura que já está e não aumentar mais ainda. Até uma pequena vela já pode servir para essa função.

4. Tenha outras opções para comer

Já que a ideia é economizar mas sem deixar de comer essa iguaria, você pode acrescentar outras opções que combinem, mas que não desconfigurem o seu jantar. Teste algumas receitas e veja a que mais combina. Por exemplo, servir uma batata rostie ou uma massa. Assim, o fondue pode ficar como uma entrada e como a sobremesa no final somente.

Isso manterá a ideia romântica/acolhedora, mas te permitirá economizar um pouco mais.

5. Se for fazer só um tipo, opte pelo fondue de chocolate

Caso, no fim das contas, você decida fazer somente um dos tipos, opte pelo doce. Primeiro, porque ele irá se adaptar muito bem ao seu menu, seja qual for o prato que você escolher servir antes.

Segundo, é muito difícil encontrar alguém que não goste e chocolate. Certamente, essa é opção mais segura para agradar os seus convidados.

Terceiro, que dentre os outros tipos, essa é a opção mais barata de se fazer. Sendo assim, você agrada os seus convidados, gastando menos.

Receitas de Fondue

Agora que você já sabe algumas dicas para preparar a sua noite especial economizando, confira algumas receitas dos 3 principais tipos de fondue que existem, para você poder fazer o seu em casa!

fondue de queijo

(Foto por EquatorialSky / CC0)

O tipo feito a partir de queijo derretido é tipo mais clássico de todos. Foi assim que essa receita surgiu inicialmente e sempre vale a pena relembrar o seu sabor. Confira a receita.

Ingredientes

  • 350 g de queijo gruyère
  • 350 g de queijo emmental ralado sem casca
  • 250 ml de vinho branco seco
  • 1 colher (sopa) de maisena
  • 2 dentes de alho descascado
  • Pimenta do reino e noz-moscada a gosto

Modo de preparo

Comece triturando um alho e acrescentando na panela. Após isso, dilua a maisena no vinho e leve-o para ferver na mesma panela com um dente de alho inteiro dentro dele, sempre mexendo. Assim, que ferver, continue mexendo por mais um minuto.

Então, reduza o fogo e acrescente o queijo aos poucos, sempre mexendo até todo o queijo derreter e ficar homogêneo. Logo, adicione a pimenta e a noz-moscada, misturando até incorporar e desligue o fogo. Retire o dente de alho inteiro da mistura e sirva em seguida, mantendo a mistura aquecida.

Acompanhamentos

Essa receita fica ótima acompanhada de pães em geral, batatas ou até mandioquinhas. Também pode ser servido com legumes cozidos.

Como fazer fondue de carne

fondue carne receita

(Foto por Deni Williams / CC BY)

A modalidade dessa receita feita a partir de carnes é o tipo mais recente dentre elas. Consiste em preparar iscas de carnes, podendo ser bovina, frango, suíno e camarão, em um óleo quente e depois experimentá-la com vários tipos de molho.

Ingredientes

  • ½ kg de filé-mignon
  • ½ kg de peito de frango
  • ½ kg de linguiça suína
  • camarões (quantidade a gosto)
  • 2 xícaras de óleo
  • 1 ramo de alecrim
  • 1 ramo de tomilho fresco
  • 1 folha de louro
  • 3 dentes de alho

Modo de preparo

Comece fatiando todos os tipos de carne, com exceção do camarão, em formato de cubos pequenos.

Após isso, acrescente em uma frigideira o óleo, o alecrim, o tomilho, o louro e o alho. Deixe a mistura ferver por alguns minutos, mas retire antes de fritá-los. Caso contrário isso amargará o óleo. Então, após isso, deixe apenas o óleo aquecendo. Quando estiver bem quente, passe para o recipiente específico para fondue.

Assim, a sua refeição já estará preparada. Basta espetar um pedaço de carne, deixar cozinhar um tempo no óleo e depois comer. Sugere-se que tenha alguns tipos de molho para servir de acompanhamento.

Acompanhamentos

Para dar uma incrementada na sua refeição é indicado oferecer também alguns molhos para que se possa molhar a carne depois dela estar dourada. Algumas indicações são: molho de queijo Roquefort, maionese de bacon, molho béarnaise, barbecue, mostarda e mel.

Como fazer fondue de chocolate

fondue chocolate receita

(Foto por Wendi Kelly / CC BY-SA)

Apesar de todos serem deliciosos, certamente o de chocolate é a preferência do público. Sendo assim, ele não pode faltar no seu jantar. Confira a receita.

Ingredientes

  • 500 g de chocolate meio amargo picado
  • 300ml de creme de leite fresco
  • Frutas da sua preferência descascadas e picadas (sugestão: morango, uva, kiwi, abacaxi, banana)

Modo de preparo

Acrescente o chocolate em uma panela e leve ao fogo em banho-maria até ele derreter. Então, diminua o fogo e acrescente o creme de leite, mexendo até que fique homogêneo e cremoso. Transfira-o para a panela de fondue, sempre mantendo a mistura aquecida. Pronto! Agora é só espetar as frutas com o garfo e mergulhar no chocolate.

Acompanhamentos

Os acompanhamentos comuns desse tipo são as frutas, como as já elencadas. Mas, nada impede que sua criatividade acrescente outras a receita. Alguns outros alimentos que podem ser adicionados são marshmallows, biscoitos wafer, cookies e até paçoca!

Onde comer fondue em São Paulo?

Com tantas excelentes opções de restaurantes em São Paulo, às vezes fica até difícil de tomar uma decisão sobre qual visitar. E ninguém quer cair em uma furada por falta de informação, não é mesmo? Ainda mais em relação a este quitute que não costuma ser um prato barato.

Sendo assim, confira agora uma lista com 5 opções de lugares para você poder comer um delicioso fondue!

1. Era uma vez um chalezinho

era uma vez um chalezinho fondue

(Foto por Era uma vez um chalezinho / divulgação)

Esse que é considerado um dos restaurantes mais românticos da cidade não poderia faltar na nossa lista, afinal eles são especialistas em fondue. O seu cardápio é recheado de delícias e apresenta uma variedade do prato difícil de encontrar em outros luga

Na seção de doces é possível  encontrar receitas de nutella, leite ninho, doce de leite e até uma linha premium feita com o chocolate suíço “Lindt”. Em relação ao de carne existe a opção de frango, suíno, filé-mignon ou até camarão. Como não poderia faltar, os queijos também estão presentes! Nesta categoria existem diversas opções com os mais variados tipos de queijo, inclusive uma opção sem lactose. Caso esteja muito difícil de escolher só uma opção, você ainda pode pedir o rodízio e ter acesso aos três tipo

O ambiente também não deixa a desejar. Com seu estilo suíço aconchegante e decoração com tapetes e luz de vela, o restaurante te transporta como se para um conto de fadas. Vale a pena a visita

Site: Era uma vez um Chalezinho

Endereço: Rua Itapimirum, 11 – Morumbi

2. Hannover

fondue restaurante sp hannover

(Foto por Hannover / divulgação)

Com mais de 30 anos de experiência, o Hannover também pode ser considerado um grande expoente do fondue em São Paulo, já que em todo esse tempo de existência, nunca adicionaram nada no cardápio que não fosse essa tentação em forma de comida. É isso mesmo que você leu, eles só servem fondue como opção de refeição. Sendo assim, quer lugar melhor para degustar essa delícia?

Com 4 ambientes temáticos, o Hannover oferece lugares bastante aconchegantes para você degustar um bom fondue, seja entre amigos ou a dois. Lá você também pode escolher entre as opções de carnes, queijos, doces ou rodízio.

Site: Hannover

Endereço: Av. Cotovia, 445 – Moema

3. Da pá virada

da pa virada fondue

(Foto por Da pá Virada / divulgação)

E se os tipos tradicionais já não forem mais atrativo para você, que tal experimentar um fondue de sorvete? Você nem ter provado nenhum ainda, mas já parece uma boa ideia, não é? Pois, foi a mesma coisa que a sorveteria Da pá Virada pensou.

Diferente dos restaurantes mais tradicionais para onde você faria um jantar, aqui a ideia é um pouco mais informal, uma vez que se trata de uma sorveteria e não de um restaurante. Desse jeito, é uma ótima opção para aquele lanche descontraído com os amigos ou depois de um passeio a dois.

O fondue de sorvete vem acompanhado de 16 minibolinhas de sorvete (4 de baunilha, 4 de chocolate, 4 de morango e 4 de sorbet de banana), farofa de castanha de caju, duas minicasquinhas e pedaços de frutas, para serem mergulhadas em no chocolate quente.

Site:Da Pá Virada – Gelateria Contemporânea

Endereço: Rua José Jannarelli, 455 – Jardim Guedala – seg a dom, 11h30 às 21 h

Rua Antônio Mariani, 240 – Butantã​ – ​ter a dom, 11 h às 19 h​

4. Florina

fondue restaurante sp florina

(Foto por Alberto Neute / divulgação)

Como já foi dito acima, o fondue é um prato de origem suíça, então nada melhor do que degustá-lo em um restaurante suíço, não é mesmo? O Florina é um restaurante especializado em culinária suíça e não por acaso é comandado por uma suíça, a dona Rosalie Häfeli e suas filhas Cristina e Mônica.

O fato de ser comandado por uma família já diz bastante sobre o lugar, que é bastante aconchegante. O restaurante oferece outras opções de prato, porém não perca a oportunidade de provar o fondue feito com quem mais entende do assunto.

Site: Florina

Endereço: Rua Cristóvão Pereira, 1220 – Campo Belo

5. Bistrô Faria Lima

fondue bistro faria lima restaurante sp

(Foto por Bistrô Faria Lima / divulgação )

O Bistrô Faria Lima é reconhecido pela alta qualidade das suas refeições, mas principalmente pelo delicioso fondue que também é servido por lá. O seu festival desse prato típico suíço já foi eleito pela Folha de São Paulo como um dos três melhores da cidade!

Lá você vai encontrar as opções tradicionais: chocolate e de queijo. Sendo que ele também oferecem um sabor inovador que é o vegetariano, que troca as carnes por batatas, mandioquinhas e alguns outros vegetais.

Site: Bistrô Faria Lima

Endereço: Av. Br. Faria Lima, 4150 – Vila Nova Conceição

Conclusão

Como podemos perceber o fondue é uma iguaria suíça que vem ganhando cada vez mais espaço, não só nos restaurantes, como também na lista de pratos favoritos dos brasileiros. Se você faz parte desse grupo de apaixonados pela receita, agora já tem uma lista com restaurantes renomados para poder visitar e experimentar por aí.

Caso faça parte desse grupo de admiradores, mas prefira fazer em casa, não tem problema. Siga algumas das receitas tanto doces quanto salgadas que certamente será um sucesso.

Portanto, seja para fazer você mesmo ou para sair experimentando essa delícia em restaurantes, agora você já tem um guia. Utilize-o em fartura!

Você Também Vai Gostar Destes Posts:
receitas para jantar brinde entre amigos
Receitas Para Jantar Encantadoras: Fáceis, Gostosas e Baratas
cozinheiro chef ganha salario televisao
Quanto Ganha (de verdade) um Cozinheiro ou Chef

Deixe o Seu Comentário!

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site (Opcional)