Cursos de Gastronomia Em São Paulo: Guia Completo
Gastronomia

Cursos de Gastronomia Em São Paulo: Guia Completo

cursos gastronomia são paulo tecnologo graduacao
0

Você já pensou em ser um chef de cozinha? Seja pelo crescimento do número de programas culinários em exibição ou pelo aumento orgânico do mercado de gastronomia, uma coisa é certa: as pessoas estão cada vez mais motivadas a seguir nessa profissão. Não é à toa que também cresceu bastante a oferta de cursos de gastronomia, tanto em instituições físicas, quanto em cursos online.

Porém, como isso tudo ainda é relativamente novo, algumas perguntas podem rondar a cabeça daqueles que desejam seguir esse caminho, como: “que curso de gastronomia  fazer para trabalhar nos melhores restaurantes?”, “como escolher o melhor?”.

Se você é uma dessas pessoas em dúvida, este texto é para você! Confira agora um guia de cursos de gastronomia online e presenciais e algumas dicas para te ajudar a fazer essa escolha.

5 Dicas para escolher um curso de gastronomia

cursos gastronomia sp

(Foto por IntelliKit / divulgação)

Fazer uma escolha acertada sobre o curso de gastronomia o qual você irá cursar, nem sempre é tão simples quanto parece. Uma pequena pesquisa já te mostra uma lista de possíveis escolas para você desenvolver conhecimentos nessa área. Então, como escolher? Que critérios usar?

Descubra agora algumas dicas para seguir e assim não se perder na hora de analisar suas opções.

Defina se é hobby ou interesse profissional

Algo importante que você precisa definir, para poder fazer sua escolha com mais clareza, é saber se deseja fazer um curso de gastronomia por hobby ou se possui o objetivo de seguir profissionalmente na área.

Ter em mente qual é o seu objetivo final vai te ajudar a fazer uma melhor escolha. Assim, você não perde tempo com coisas que não são do seu interesse ou os quais você não fará uso. Por exemplo: para quem deseja aprender mais sobre gastronomia apenas por hobby, é bem provável que a prática na cozinha seja o que mais interessa para esta pessoa. Sendo assim, um curso de tecnólogo em gastronomia cairia como uma luva.

Agora, para quem deseja seguir profissionalmente na área, existe uma série de outros conhecimentos, além da prática em si, que são extremamente importantes, como: noções de administração, liderança, finanças e empreendedorismo, por exemplo. Conhecimentos estes que podem adquiridos de maneira mais completa em uma graduação.

Sendo assim, conhecer a sua real intenção é importante para que possa definir melhor o caminho que você trilhará.  

Procure indicações de antigos alunos

Antes de escolher o curso em que você desenvolverá os seus conhecimentos, é uma boa ideia procurar indicações de pessoas da área ou até buscar conversar com ex-alunos da escola para onde você pretende entrar.

Deste modo você saberá melhor o que esperar deste curso de gastronomia e descobrirá se isto está aliado às suas expectativas ou não.

Sendo assim, não confie em banners e anúncios bonitos. Nem sempre eles estarão de acordo com a realidade. Vá atrás de fontes que realmente possam comprovar a qualidade da escola onde você pretende estudar.

Descubra a avaliação do curso pelo MEC

O Ministério da Educação (MEC) é órgão responsável por garantir a qualidade do ensino no Brasil. Por isso, de tempos em tempos realiza testes nas IES (Instituições de Educação Superior), observando os mais diversos fatores, e atribuindo a elas e aos seus cursos uma nota que vai de 1 a 5.

Desse modo, existem, pelo menos, duas coisas que você deve observar para avaliar o curso que você deseja fazer. A primeira é verificar se a Instituição onde você deseja cursar está registrada junto ao MEC. Você pode ter acesso a esta informação pelo site do e-MEC. Caso ela não esteja, significa que a Instituição está irregular, o que pode te causar problemas na hora adquirir o diploma.

Além disso, observe também a nota recebida tanto para Instituição, quanto para o curso de gastronomia pretendido. As notas vão de grau 1 a 5, sendo 5 a nota máxima.

Não se baseie somente no critério financeiro

Muitas vezes deixamos o critério financeiro ser o tema com mais peso para as nossas escolhas. O que é normal, afinal muitas vezes ele é realmente decisivo.

Porém, quando se trata do seu futuro, é importante fazer um esforço para não deixar isso sair do controle, porque de nada adianta fazer um curso barato, mas que é ruim, não é mesmo? Ou estudar em uma escola cara, que ao fim te deixará com uma dívida bem maior do que você pode pagar.

O mais importante aqui é o equilíbrio. Dessa forma, não deixe de considerar as suas opções, por mais caras que elas sejam. Antes de se assustar com o preço e partir para outra opção, verifique que alternativas você possui para conseguir alcançar este valor. Pode ser uma bolsa, um financiamento ou a possibilidade de conciliar o trabalho ao estudo, entre outras.

Não se prenda a cursos presenciais

Cada vez mais estão surgindo cursos a distância, que podem ser uma ótima opção para quem não tem tanto tempo disponível, por exemplo. Além disso, como eles não precisam de um lugar físico para acontecer também costumam ser bem mais acessíveis.

Se ainda possui algum estigma com esse tipo de ensino, pode ser a hora certa de abandoná-lo. Muitos destes cursos são reconhecidos pelo MEC e, inclusive, entregam certificados e diplomas.

Cursos de tecnólogo X Curso de bacharelado

cursos gastronomia são paulo tecnologo graduacao

(Foto por Bopstory / divulgação)

Se você já começou a pesquisar sobre cursos de gastronomia, já deve ter se deparado com essas titulações diferentes. Mas, talvez ainda não saiba bem diferenciar uma da outra ou até mesmo escolher a que mais se assemelha ao seu perfil. Nesse caso, fique tranquilo, porque é fácil de entender.

O dois tipos de curso têm em comum o fato de serem graduações em nível superior. Sendo assim, é necessário ter concluído o Ensino Médio para ingressar e passar por um processo seletivo. As semelhanças param por aí. No geral, as graduações são bem diferentes entre si. Desse modo, é importante você conhecer suas diferenças para assim poder escolher a opção que mais se adequa a sua situação e perfil.

Diferenças entre tecnólogo e bacharelado

Ambos os tipos de curso concedem ao formando um diploma de nível superior, a diferença entre os dois é principalmente uma questão de duração do curso e o foco do conteúdo.

Enquanto o curso de tecnólogo dura em média 2 anos e tem disciplinas mais práticas voltadas para o mercado de trabalho, o bacharelado tem duração de 4 anos, em média, e é mais generalista.

Quando escolher um ou outro

O curso de bacharelado é uma formação mais abrangente que oferece uma visão ampla da área de estudo. Assim, compreende diversas disciplinas que dão sólida formação teórica e abrem um leque de opções de futuros profissionais. Essa é uma boa opção para quem ainda não decidiu o seu futuro profissional e quer manter algumas cartas na manga.

O tecnólogo por outro lado é um curso que tem o objetivo de ser um trampolim para o mercado. Ou seja, é ótimo para quem precisa começar a trabalhar logo. Por possuir mais disciplinas práticas, totalmente voltadas para necessidades específicas, essa formação permite a pessoa que a faz ser absorvido mais rapidamente pelo mercado de trabalho.

Ela porém é mais limitada, sendo ideal apenas para quem já sabe a área em que deseja trabalhar.

Curso de gastronomia em São Paulo

gastronomia sp graduacao

(Foto por Makro / divulgação)

A cidade de São Paulo e arredores já possuem diversas instituições que oferecem o curso de gastronomia presencial. Em sua grande maioria, são cursos que formam tecnólogos, ou seja, estão voltados na rápida absorção dos seus alunos no mercado de trabalho.

Confira agora uma lista com as principais instituições que oferecem estes cursos em São Paulo.

Famesp

O curso de graduação Tecnologia em Gastronomia oferecido pela Famesp tem duração de 2 anos. Nele você aprende sobre a legislação de alimentos, nutrição, tendências gastronômicas, administração de serviços de alimentos e também técnicas para o preparo de alimentos. Saiba mais sobre o curso pelo site da Famesp.

Anhanguera

A universidade Anhanguera também oferece curso de tecnologia em Gastronomia, que tem o objetivo de formar profissionais para planejar, gerenciar e operacionalizar pratos da culinária. As disciplinas oferecidas focam na história dos alimentos e cultura de diversos países, aliado a prática de cozinha, desde a preparação de pratos simples até a alta gastronomia. Conheça mais sobre esse curso pelo site da Instituição.

Senac

A graduação do Senac também é voltada para o ensino de competências para atuar na produção culinária, assim como na gestão de empreendimentos de alimentação. O curso tem o diferencial de estimular a veia empreendedora do aluno, dando subsídios para que ele considere a possibilidade de abrir o próprio negócio. O curso tem duração de 2 anos e você descobrir mais sobre ele pelo site do Senac.

Anhembi-Morumbi

O curso do Anhembi-Morumbi também foca em capacidades administrativas e no preparo dos alimentos. Porém, o diferencial do seu curso é que ele é oferecido tanto de maneira presencial, quanto semi presencial e também a distância, com descontos progressivos para cada categoria. Sendo assim, você pode escolher o que melhor se adeque a sua rotina. Confira essas condições no site da instituição.

IGA

O IGA, diferente das demais opções, não foca exclusivamente em cursos de graduação, oferecendo também cursos de extensão e curso livres. Seus cursos de formação mais completa são o de gastronomia e o de confeitaria. Mas, também existe mini cursos mais específicos, focado em um estilo de cozinha, por exemplo: japonesa.

Cursos de gastronomia online

curso gastronomia sp cebola

(Foto por EduK / divulgação)

Hoje em dia você não precisa mais ficar preso a instituições presenciais para aprender nada. Já existem diversas opções de cursos online que possuem inclusive o mesmo peso que os presenciais com entrega de diplomas e certificados reconhecidos pelo MEC.

Os preços costumam ser mais em conta, porém o trabalho de arrumar os ingredientes e acessórios para executar os aprendizados na prática, nesse caso, será responsabilidade sua. Sendo assim, cabe avaliar caso a caso.

Essa opção costuma ser boa para as pessoas que já estão inseridas no mercado e desejam expandir os seus conhecimentos. Confira.

EduK

A EduK é uma destas plataformas de ensino a distância. Possui diversos cursos separados em grandes grupos, sendo um deles a gastronomia. Só em gastronomia são dezenas de cursos focados em panificação, confeitaria, carnes, comida típica e tantos outros temas.

A plataforma tem 7 dias de teste gratuitos e depois é um valor fixo por mês para você ter acesso a todo os conteúdos.

Cursos IPED

O curso IPED é uma plataforma de educação online também e assim como as outras oferece muitos cursos, inclusive gastronomia. Um destaque dessa plataforma vai para o curso de brigadeiros gourmet que é totalmente gratuito. Vale pena fazê-lo como um teste da plataforma. Se gostar, depois é só contratar outros cursos.

Samba Cooking

A Samba cooking é uma plataforma de ensino focado em gastronomia internacional. Lá, você poderá encontrar tudo sobre a cozinha italiana. Alguns cursos são gratuitos, outros conteúdos podem ser acessados mediante a uma doação de qualquer valor e alguns têm preços populares. Vale a pena conferir mais sobre escola.

Cursos de gastronomia gratuitos

curso gastronomia sp academia da carne

(Foto por Academia da carne / divulgação)

Além de todas essas opções já apresentadas, a internet ainda oferece diversos cursos online inteiramente gratuitos. Eles não possuem o peso de um curso de tecnólogo ou de bacharelado, são no geral apenas cursos complementares ou profissionalizantes.

Entretanto, são ótimos para ter aquele gostinho da área que você pretende atuar, antes de investir em um curso mais formal ou para aquelas pessoas que fazem gastronomia por hobby.

Confira agora algumas opções de cursos online gratuitos.

Academia da carne

A academia da carne é uma série de cursos gratuitos baseados nos mais diversos tipos de cortes bovinos. Esse é o lugar ideal para quem deseja aprender mais sobre como fazer churrasco, hambúrguer ou ainda saber as melhores maneiras para preparar cada tipo de carne bovina. Todos os cursos do site são gratuitos e apresentados por cozinheiros e chefs de renome no Brasil.

Cursos online SP

Essa é uma plataforma online que oferece cursos livres e profissionalizantes gratuitos para quem quiser. O objetivo deles é estender o ensino de qualidade a qualquer um e assim aumentar o nível dos candidatos no nosso mercado de trabalho. Legal, né?

Tem cursos disponíveis para as mais diversas áreas, especificamente para gastronomia são 11 cursos, incluindo curso de garçom, bartender, confeiteiro, cervejeiro artesanal, entre outros.

Prime cursos

A Prime cursos também é uma plataforma que oferece cursos online nas mais diversas áreas. O destaque aqui vai para o curso de gastronomia básica que é oferecido gratuitamente. Lá você poderá aprender sobre como organizar uma cozinha profissional, algumas técnicas culinárias básicas e também sobre as particularidades de alguns ingredientes.

Conclusão

Como podemos perceber não faltam opções de cursos de gastronomia para quem deseja seguir nesta profissão: aulas físicas, online e até gratuitas. Cabe a cada um se auto analisar e descobrir qual se encaixa mais no seu perfil.

Para fazer isso, descubra primeiro se você vê a culinária como hobby ou se pretende seguir carreira. Esse ponto vai ser determinante para o tipo de curso mais indicado para você. Caso faça por hobby, cursos livres e profissionalizantes podem ser suficientes, mas se existir um desejo de que isso vire profissão, fazer cursos mais extensos de graduação pode ser o mais indicado.

De uma forma ou de outra, antes de realizar sua escolha não deixe de buscar indicações de pessoas da área ou que já estudaram nestas escolas, verificar o seu conceito no MEC e estar aberto para as opções.

Desse jeito, você certamente conseguirá encontrar o seu curso de gastronomia ideal. Bons estudos!

Você Também Vai Gostar Destes Posts:
file wellington delicioso
Saiba tudo sobre o delicioso Filé Wellington
Filmes Sobre Gastronomia Que Você Precisa Ver: Guia Completo
1 Comentário
  • Rosangela jun 2,2019 at 18:13

    Gostei demais desse blog, aprendi, e também obtive muitas informações importantes.
    Grata

Deixe o Seu Comentário!

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site (Opcional)