Culinária Russa: a história do strogonoff - Blog Menutrip | Viva experiências gastronômicas surpreendentes
Gastronomia Menutrip Receitas

Culinária Russa: a história do strogonoff

0

Com a recente Copa do Mundo, muito tem se falado a respeito da cultura russa, já que neste ano a Rússia foi o país sede do evento. Você sabia que um prato muito consumido por nós brasileiros, o strogonoff, tem origem justamente na culinária russa? O Menutrip foi atrás dessa história e vai contá-la tintim por tintim!

 

Há algumas versões sobre as origens desse prato…Historiadores gastronômicos afirmam que esse nome deriva do verbo “strogat” que em russo significa “cortar” ou “cortar em pedaços”.

Já uma outra versão reza que o prato na verdade teria surgido na família Stroganov, uma homenagem ao conde Pavel Stroganov, e que teria sido criado por um cozinheiro francês durante o reinado de Alexandre I (1777-1825).

Bem, verdade ou não, o único consenso é que a origem do prato seria russo-ucraniana e que teria surgido na região de São Petersburgo.

Catedral Sao Petersburgo

(Foto: Catedral de São Petersburgo)

O strogonoff teria chegado até a França juntamente com a vinda da nobreza russa, que fugiu para lá em 1917 por causa Revolução Russa e de lá então se espalhou para o mundo com o nome que todos nós conhecemos.

Strogonoff à brasileira

Strogonoff à brasileira

Em terras tupiniquins o prato costuma ser preparado com ketchup e champignon… ingredientes que nem passam perto das panelas da terra dos czares!

No Brasil o apreciado estrogonofe pode ser preparado com carne ou frango. Acrescenta-se também o creme de leite industrializado, manteiga, cebola, mostarda e ketchup, além dos cogumelos, é claro!

E que o não pode faltar para acompanhar o prato é o arroz branco e a batata palha.

Strogonoff à moda dos Czares

(Foto: Divulgação/ Russia Beyond)

Já na Rússia, a receita tradicional é feita com cebola, manteiga, carne bovina, mostarda, farinha de trigo para engrossar o molho, creme de leite fresco e dois ingredientes coringas: pepinos em conserva e limão que é para dar um gosto mais azedo. E para acompanhar, purê de batatas e picles.

Por que russo que é russo não usa ketchup, e sim extrato de tomate!

Com ou sem ketchup, é unânime que todos nós adoramos o strogonoff! E com a Copa do mundo de 2018 ficamos mais curiosos sobre a culinária russa e seus ingredientes. Então, o Menutrip vai mostrar pra você como preparar strogonoff russo:

Ingredientes para o Strogonoff russo típico:

  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 4 pepinos pequenos em conserva cortados em rodelas
  • 1 kg de baby beef
  • 2 cubos de tempero de carne ralados
  • 100 g de extrato de tomate
  • 500m de creme de leite fresco
  • 2 colheres (sopa) de mostarda amarela
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
  • Suco de 1 limão

Modo de preparo:

Numa panela em fogo baixo derreta 2 colheres (sopa) de manteiga, adicione 2 cebolas médias cortadas em rodelas, tampe a panela e refogue por 3 minutos. Acrescente 4 pepinos pequenos em conserva cortados em rodelas e deixe por mais 2 minutos.

Junte o baby beef ao refogado da panela e não misture para não desidratar a carne, cozinhe por 2 minutos. Depois deste tempo misture tudo e cozinhe por mais 2 minutos.

Agora, acrescente 2 cubos de tempero de carne ralados, 100 g de extrato de tomate, 2 colheres (sopa) de mostarda amarela, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, sal e pimenta-do-reino moída a gosto e mexa.

Numa tigela misture 500 ml de creme de leite fresco com o suco de 1 limão e mexa até engrossar. Despeje o creme de leite com limão na panela e misture tudo. Apague o fogo antes de ferver e sirva em seguida com o purê de batatas e picles.

Bora experimentar essa delícia?

Então… приятного аппетита! Que em russo significa bom apetite!!!

Gostou da história dessa receita? Deixe o seu comentário ou sugestão.

 

Deseja despertar o Chef escondido que existe em você? Topa fazer um jantar russo na sua casa não só para sua família e amigos, mas para outros convidados que desejam ter uma experiência gastronômica única?

É só cadastrar o seu Menu, esperar a aprovação e esperar as reservas dos convidados que você vai encantar. Entre no nosso site para mais informações. Te esperamos lá!

Você Também Vai Gostar Destes Posts:
finger food
Finger Food: Aprenda Tudo Sobre Esta Tendência Culinária
Filmes Sobre Gastronomia Que Você Precisa Ver: Guia Completo

Deixe o Seu Comentário!

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site (Opcional)